1 de fev de 2012



Gif

C MASSA PARA SALGADINHOS FRITOS (rissoles ou coxinhas...)
Faz 120 unidades – tamanho festa ou 14 unidades grandes tamanho lanche.

INGREDIENTES:  
1 copo 300ml de leite
2 copos 300ml de água ou caldo de carne ou frango
3 colheres de sopa de margarina ou 100ml de óleo
Sal à gosto      
3 copos 300ml de farinha de trigo
1 k de carne moída ou frango... refogado, sem caldo
2 claras de ovos e farinha de rosca p/ empanar

Numa panela grande coloque o leite, o caldo, a margarina ou óleo e o sal. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo, despeje de uma só vez a farinha de trigo e vá mexendo até a massa cozinhar ( forma uma bola macia e solta). Retire da panela e deixe esfriar um pouco. Prove o sal antes de sovar a massa, pois se precisar coloque mais um pouco. Então, sove bastante a massa para ficar lisa e homogênea. Separe porções para facilitar o manuseio.  Abra a massa, recheie, feche bem apertado para não ficar com ar e corte com a boca de um copo, por exemplo ou outro. Passe na clara de ovo, na farinha de rosca e frite em óleo bem quente, virando o salgado para fritar por igual. Escorra o excesso de óleo em papel absorvente. Pronto! Caso queira congelar em freezer, use potes de alumínio ou plástico, mas certifique-se que está sem ar. Nunca coloque um sobre o outro. É aconselhável cobrir os salgados com toalha de papel absorvente, pois protege da umidade. Lembre-se que congelador de geladeira não é igual a freezer.

Gif

C   MASSA BÁSICA PARA NHOQUES DE BATATAS ou MANDIOCA
Rende 4 porções – acompanha qualquer molho.

INGREDIENTES:  
1 quilo de batatas ou mandioca cozidas e espremidas
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos inteiros
2 xícaras  rasas de farinha de trigo (no máximo)
Sal à gosto

Misture todos os ingredientes, forme os nhoques e cozinhe em água fervente com sal. Vá retirando os nhoques com uma escumadeira conforme forem boiando. Coloque num escorredor e depois passe para um refratário. Sirva com queijo ralado simplesmente ou com um molho de sua preferência, polvilhando queijo ralado se quiser. Se desejar, leve ao forno para aquecer.

Gif

C  MASSA BÁSICA PARA EMPADAS
Rende 30 unidades grandes ou 100 unidades tamanho festa

INGREDIENTES:   
1 pote de 500 gramas de margarina Qualy
1 K de farinha de trigo (mais ou menos)
Sal à gosto

Misture todos os ingredientes até formar uma bola solta e macia.  Certifique-se que o recheio não tenha caldo para não solar o fundo da empada.  Quando colocar a tampa, aperte para tirar o ar,  assim ela não abre. Pincele gema com a clara para a casquinha não soltar. Se fizer de queijo ou doce que leve queijo...não tampe, faça aberta. Caso queira fazer um empadão... reduza a quantidade de margarina e acrescente 2 colheres de sopa de maionese tradicional, assim as fatias ficarão mais firmes, porém crocantes.

Gif

C MASSA PARA BARQUETES
Rende 50 unidades

INGREDIENTES:  
2 xícaras e meia de farinha de trigo
4 colheres de sopa de margarina
1 ovo inteiro
1 pitada de sal (prove antes)

Misture todos os ingredientes até formar uma massa solta e macia.  Aplique uma camada fina em forminhas adequadas, fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-baixo (180 graus) , até ficar um dourado bem clarinho ( Costuma formar uma espuminha quando está quase no ponto – Observe!) .  Recheio à gosto ( maionese de qualquer sabor,  pastas variadas, ...)

Gif

C  MASSA PARA TORTINHAS DE FRUTAS

INGREDIENTES:  
Meio quilo de farinha de trigo
4 colheres saras de margarina
8 colheres de sopa de açúcar
4 gemas

Misture todos os ingredientes até formar uma massa firme e solta.  Preencher as forminhas com uma camada fina, furar o fundo com um garfo e assar em forno médio ( É rápido como biscoitos ).  Deixe esfriar totalmente.  Monte as tortinhas ou guarde as casquinhas num pote bem fechado, para utilizar quando quiser.
Montagem das tortinhas:  Coloque as casquinhas assadas em forminhas impermeáveis de papel.  Aplique uma parte de creme de leite sem soro, um pedaço de fruta cozida ( pode ser em lata, sem a calda) ou vários pedacinhos de frutas.  Reserve!  Faça uma calda  ou utilize a calda da lata, acrescente 1 colher de sopa de maisena dissolvida em um pouquinho de água e leve ao fogo brando para engrossar.  Adicione uma colherinha de margarina para dar brilho.  Deixe esfriar e aplique sobre as frutinhas.  Leve para a geladeira.  Sirva geladinha.
É aconselhável cobrir os salgados com toalha de papel absorvente, pois protege da umidade. Lembre-se que congelador de geladeira não é igual a freezer.

Gif

C MASSA BÁSICA PARA TORTA SALGADA (EMPANADA)

INGREDIENTES:    
2 copos de leite
1 copo de óleo
3 ovos inteiros 
3 copos de farinha de trigo
50 gramas de queijo ralado 
1 colher de sopa de fermento pó    
Sal à gosto 

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar metade da massa num tabuleiro untado com óleo.  Rechear com o seu recheio preferido (sem caldo). Cobrir com a outra metade da massa .  Assar em forno pré aquecido 200 graus.  Se desejar, coloque toda a massa e o recheio por cima, polvilhando muzzarela  ralada por cima.

Gif 

C MASSA BÁSICA PARA PANQUECAS (Faz 20 unidades grandes)

INGREDIENTES:    
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
2 ovos
Sal à gosto   

Bater bem  todos os ingredientes no liquidificador  e deixe descansar por 10 minutos.  Fazer os discos de panquecas.  Recheie à gosto, coloque num refratário.  Regue com molho ou não (sua preferência), polvilhe queijo ralado e leve ao forno para aquecer.  Esta quantidade de massa é para 1 peito grande de frango ou meio quilo de carne moída.

Gif

C MASSA de PIZZA  Nº 1

INGREDIENTES:     
Meio quilo de farinha de trigo
1 copo de 180 ml de leite morno
50 gramas de fermento de pão
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos inteiros
Sal  à gosto

Misture todos os ingredientes, sove e deixe descansar até dobrar de volume, cobrindo com um pano para não ressecar a massa.  Rende 4 discos de 30 cm de diâmetro.  Pode pré cozinhar por 10 minutos e depois de fria, guardar em pote, na geladeira,  intercalando papel toalha para não ficarem  úmidas.

Gif

C MASSA de PIZZA  Nº 2

INGREDIENTES:    
1 copo 200 ml de leite morno
1/2  copo de margarina derretida ou óleo
1 gema de ovo
30 gramas de fermento de pão
Sal à gosto
Farinha de trigo suficiente
para formar uma massa macia e solta das mãos

Mesmo procedimento da massa Nº 1.

Gif

C PÃO DE BATATAS  (Rende muitos)

INGREDIENTES:     
1 quilo de batatas cozidas e espremidas
200 gramas de margarina
1 copo 200 ml de leite morno
1 colher de sopa de açúcar
5 tabletes de fermento de pão -  75 gramas
3 colheres de sopa de farinha de trigo

Misture as batatas espremidas com a margarina e deixe esfriar.  Junte o leite morno, o açúcar, o fermento de pão e as 3 colheres de farinha de trigo.  Misture bem e deixe descansar para fermentar, coberto com um pano.  Enquanto isso, acrescente às batatas, 6 ovos inteiros e 3 xícaras de açúcar.  Misture bem. Junte a fermentação com o purê de batatas  e vá colocando , aproximadamente 1 quilo de farinha de trigo, aos poucos até formar uma massa de pão. Deixe crescer a massa.  Faça pãezinhos , pincele gema e asse em forno pré aquecido 200 graus.  Eles ficam moreninhos claros. Retire do forno, cubra com um pano para não ressecar.

Gif

C MASSA de PÃO ADOCICADO

INGREDIENTES:    
2 tabletes de fermento de pão ( 30 gramas )
1 copo de 250 ml de leite morno
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
200 ml de óleo ou margarina derretida
4 ovos inteiros
1 quilo de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes, um por um, até formar uma Lola solta e macia.  Sove bastante e deixe descansar até dobrar de volume.  Faça pãezinhos variados, recheados ou não, doces ou salgados.  Coloque em forma enfarinhada, pincele gema ou açúcar ou calda,... Asse em forno 200 graus ( ele fica moreninho por cima).

Gif

C MASSA para  ESFIHA

INGREDIENTES:   
Meio litro de leite in natura
70 gramas de fermento biológico
100 ml de óleo
1 colher de sopa de sal
2 colheres de açúcar
1 quilo de farinha de trigo (mais ou menos)

Misture os ingredientes um a um .  Coloque a farinha de trigo aos poucos até formar uma bola macia e solta.  Deixe a massa descansar.  Monte a esfhia como desejar e com o recheio preferido.  Pincele gema e asse em forno 180 graus.

Gif

 C MASSA para CACHORRO QUENTE de FORNO

INGREDIENTES:    
1 xícara de leite
Meia cebola picada
2 colheres de sopa de salsinha
2 ovos inteiros
30 gramas de fermento biológico
2 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal (rasa)
Meia xícara de óleo
À parte, farinha de trigo

Bater todos os ingredientes (menos a farinha de trigo) no liquidificador . Passar para uma vasilha e colocar farinha de trigo aos poucos até formar uma massa solta e leve.  Deixe descansar por meia hora ou mais.  Dividir a massa em 2 partes, uma para o fundo e outra para cobrir o recheio de cachorro quente (salsicha em rodelas). Pincelar gema e assar em forno 200graus por mais ou menos 30 minutos.

Gif

C MASSA DE PÃEZINHOS PORTUGUESES ( Borrecas)

INGREDIENTES:       
1 quilo de farinha de trigo
1 copo de queijo ralado parmesão
1 copo de óleo
1 copo de leite in natura
1 pitada de sal, se desejar

Misture todos os ingredientes e sove.  Abra a massa e recheie como desejar, feche, pincele gema com clara e leve ao forno 200 graus pré-aquecido para ficar moreninho.  O recheio tradicional é batata cozida e amassada com requeijão.

Gif

MASSA P/ PASTEL ASSADO Nº 1

INGREDIENTES:    
1 lata de creme de leite sem soro
100 gramas de margarina (4 colheres rasas)
1 gema e sal à gosto
Farinha de trigo suficiente para formar uma massa sota das mãos

Misture todos os ingredientes e sove.  Abra, recheie à gosto, feche, pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido 180 graus ou até dourar. 

Gif

 C MASSA P/ PASTEL ASSADO Nº 2

INGREDIENTES:      
1 pacote de hidrogenada amolecida
1 copo de 300 ml de guaraná in natura (sem gelo)
1 pitada de sal
Farinha de trigo até formar uma massa solta das mãos.

Misture todos os ingredientes e sove.  Abra, recheie à gosto, feche, pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido 180 graus ou até dourar.

Gif

C MASSA DE ESFIHA DA EDNÉIA  (HABIB)

INGREDIENTES:   
50 gramas de fermento de pão
1 xícara de óleo morno
1 xícara de água morna
1 xícara de leite morno
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
2 ovos

Misture todos os ingredientes, sove e deixe descansar 20 minutos.
O recheio de carne é marinado com limão por 1 hora na geladeira. Leva tomates picados, cebola picada, alho, hortelã,tempero árabe, azeite  e sal,  Aperte bem para tirar o excesso de líquido e recheie apertando nas bolachas de massa. Asse em forno moderado para quente.    

Gif

C PASTEL DE FORNO DE IOGURTE

INGREDIENTES DA MASSA:       
2 tabletes de manteiga com  sal (400 gramas)
1 copo de iogurte natural  (180 ml)
600 gramas de farinha de trigo
Sal a gosto

Misture tudo até formar uma massa leve e solta.  Leve um pouco a geladeira para facilitar o manuseio.  Abra a massa com um rolo, recheie  a gosto e feche como pastel.  Pincele ovo e asse em forno 200 graus até ficar moreninho.

Gif

C ESFIHA SÍRIA DE CARNE

INGREDIENTES DA MASSA:      
500 gramas de farinha de trigo
20 gramas de fermento biológico
300 ml de água in natura
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal

Misture todos os ingredientes, sove bastante e deixe descansar até dobrar de volume.  Enquanto a massa descansa prepare o recheio.

INGREDIENTES DO RECHEIO:    
500 gramas de carne moída
Suco de 2 limões     
2 cebolas picadas
2 tomates sem sementes e picados
1 colher de sal
1 pitada de tempero árabe

Misture todos os ingredientes e deixe marinar na geladeira por 20 minutos.
Enquanto isso corte a massa em pequenas bolinhas e reserve até completar o tempo do recheio.  Abra as bolinhas em discos, faça um pequeno hamburguer do  recheio, coloque sobre o centro da massa e aperte.  Coloque as esfihas num tabuleiro untado com azeite ou óleo e deixe descansar.  Asse por 5 ou 6 minutos em forno quente 250 graus.   Pode modelar as esfihas fechadas também.


Gif


C CACHORRO QUENTE de FORNO PRÁTICO ( pequeno )

INGREDIENTES:      
Meio quilo de farinha de trigo
200 ml de leite in natura
Pitada de sal
50 gramas de fermento biológico
50 ml de óleo  ( 1 dedo de medida no copo)

Prepare um recheio de cachorro quente em rodelas do seu jeito.  Reserve para esfriar.   Junte todos os ingredientes da massa até formar uma massa uniforme e macia,  deixe descansar por 40 minutos.  Depois deste tempo divide a massa em duas partes.  Use uma parte para forrar um tabuleiro polvilhado, levantando paredes em toda volta.  Recheie e cubra com a outra parte da massa.  Pincele gema e asse em forno pré-aquecido, 200 graus, por 25 ou 30 minutos.   Deixe esfriar um pouco antes de cortar os pedaços ( faz 12 pedaços).

Gif


C   FOGAÇA ou PIZZA FRITA

INGREDIENTES da MASSA:    
25 gramas de fermento biológico fresco
½ quilo de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
½ colher de sal
1 ½ xícara de água morna
¼ xícara de óleo
1 ovo

Coloque o fermento em uma tigela e acrescente o açúcar, o sal, a água morna  e vá mexendo.  Coloque o óleo, o ovo e vá adicionando a farinha de trigo e misturando até formar uma massa leve e solta.  Forme bolinhas e deixe descansar   por 15 minutos.  Abra a massa com um rolo, recheie e feche  com um garfo como pastel .  Coloque em tabuleiro polvilhado com farinha de trigo e deixe descansar para crescer um pouco.  Frite em óleo quente virando de um lado para o outro, até dourar por igual.  Escorra em papel toalha. 
O  recheio pode ser a gosto, mas o tradicional é uma mistura de queijo muzzarela picado, presunto picado, tomates picados, orégano e um pouco de azeite. 

Gif

3 comentários :

  1. Maravilha essa seleção de massas, obrigada por partilhar!
    Bjs e ótima semana
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uma observação importante: Na receita de Esfiha da Ednéia ( Habib), ficou faltando a farinha de trigo. A quantidade é para ser colocada até formar uma massa solta e macia. Depois deixe descansar um pouco antes de usar para abrir os discos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as receitas, encontrei a receita que estava procurando. Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita.
Deixe seu recadinho para mim.