20 de nov de 2013

Torta de Aipim com Carne Seca

Faz 1 forma grande (8 porções)
 Massa:
4 aipins grandes (preferência casca rosa)
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos inteiros
sal a gosto
Cozinhar o aipim em panela de pressão por 15 minutos (contar quando a válvula começar a chiar). Tire o vapor da panela em água corrente com muito cuidado e abra, certificando se o aipim está bem cozido. Escorra a água. Amasse ou esprema o aipim ainda quente para facilitar. Acrescente a margarina e os ovos e misture muito bem até formar uma massa homogênea (não coloque farinha de trigo). A massa fica grudenta por causa da goma do aipim, por isso use colher molhada para montar a torta. Divida a massa em duas porções...reserve.
 Passe margarina na forma e polvilhe farinha de rosca. Então, coloque metade da massa, esticando o fundo e a parede da forma com uma colher molhada...
 Coloque o recheio frio que foi feito com antecedência...(Receita do recheio de carne seca no final da postagem),
 Cubra a torta com a outra metade da massa reservada, estique com colher molhada.
 Pincele gema de ovo e asse em forno 200° por 30 minutos ou se estiver bem dourada.
 Caso sobre massa e recheio... faça croquetes...ficam deliciosos !
Basta misturar tudo, acrescentando 1 colher de sopa de farinha de rosca na massa. (Não use farinha de trigo). Molhe as mãos e faça bolinhas, passe na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Receita do recheio da carne seca:
Dessalgue 1 quilo de carne seca carnuda de um dia para o outro, trocando a água por 3 vezes.  Cozinhe na panela de pressão por 40 minutos para que fique bem macia.  Desfie e reserve. Faça um refogado com todos os temperos de sua preferência, não deixe ficar aguado. Incorpore a carne seca desfiada e misture bem, desligue o fogo e deixe esfriar para empregar.
Bom Apetite !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradeço sua visita.
Deixe seu recadinho para mim.