25 de abr. de 2014

Tomates ... hummmmmmm

Hoje fui ao sacolão e o tomate estava bem bonito e abaixo de 1 real o kg. Olhei e pensei ! Há quanto tempo que tenho vontade de fazer uns tomates secos caseiros...Adooooooooro ! E eu podia aproveitar e fazer geléia também... Hummmmmm, delícia ! Comprei uns 20 tomates.
Foto retirada da net.
Você sabia...
tomate é fonte de água, potássio, betacaroteno e vitaminas A B C e E. Ao mesmo tempo que apresenta elevada densidade nutricional, tem um valor calórico reduzido – de fato, cada 100g de tomate fornece, sensivelmente, 19 Kcal. É por isso um alimento útil em qualquer dieta de emagrecimento. É rico em licopeno, um composto antioxidante responsável pela sua coloração vermelha e que neutraliza a ação dos radicais livres. O licopeno parece igualmente prevenir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) reduzindo, desta forma, a hipertensão, o risco de arteriosclerose e doença coronária. Possui ainda elementos vitamínicos como : rádio, ferro, cobre, boro, níquel, cobalto, flavonóides, fósforo, magnésio e potássio.  O tomate é inibidor das enzimas responsáveis pela metástase das células cancerígenas. Previne anemias e aumenta a resistência física.
Ter em atenção: 
- O tomate verde conserva-se bem à temperatura ambiente;
- O tomate maduro deve guardar-se no frigorífico durante, no máximo, uma semana. Pode ser também congelado, para uso culinário.



RECEITINHA CASEIRA DE TOMATES SECOS

Peguei os tomates e lavei bem . Cortei em metades, partindo da ponta (umbigo). Retirei as semente e reservei para fazer a geléia. Coloquei as metades (com a pele para baixo) num refratário do tamanho do prato do micro ondas. Reguei um pouco de vinagre, polvilhei sal e espalhei açúcar sobre cada metade de tomate com uma colher de café.
Levei ao micro ondas por 10 minutos (potência alta). Retirei do micro ondas e com muito cuidado, retirei a água formada. Levei novamente ao micro por mais 10 minutos. Retirei os tomates com cuidado...lavei o refratário e sequei. Coloquei os tomates com a pele para cima e levei ao forno convencional para secá-los...
Muito cuidado para não queimá-los ! Vá observando até que fiquem sequinhos.
Deixe esfriar dentro do forno mesmo. Enquanto isso faça um molho com azeite, 1 dente de alho picado, uma folha de louro triturada e orégano. Coloque os tomates já frios numa compoteira ou vidro e regue com este molho. Coloque na geladeira até o dia seguinte.

Gosto de colocar tomates secos na pizza e também faço umas torradas deliciosas com fatias de pão regada com azeite e orégano. Acrescento fatia de muzarela sobre o azeite e tomate seco por cima. Levo ao forno para assar... hummmm... São as famosas "Bruschettas " .



GELÉIA DE TOMATES

Lembra que reservei as sementes ?
Então, passei por uma peneira (pode ser coador de nylon), para retirar o sumo. Coloquei numa panela antiaderente e acrescentei 1 ¹/² xícara de acúcar e caldo de 1 limão pequeno. Levei ao fogo e deixei até espumar. Mexi até dar o ponto de geléia (quando vc levanta a colher e a geléia fica.
Coloquei ainda quente num vidro esterelizado e depois de frio fiz o teste.




H u m m m m m m m m .... Ficou uma delícia !
Peguei as semente e semeei num vaso ... Será que vai ...? rsrsrsrsrs
Vou colocar aqui o link de um site que gosto muiiiiito ...

Um comentário :

Agradeço sua visita.
Deixe seu recadinho para mim.